Fim de jogo, Brasil x Portugual. Este redator, em férias, assistiu o jogo em casa, e viu, na beira do gramado, o portentoso anúncio do McDonald's (@mcdonalds_br). A gula falou mais alto, e depois de muito tempo sem pisar num restaurante, decidi visitar a loja da Henrique Schaumann, em São Paulo.
Dado o meu apetite, pedi: um sanduiche, um refrigerante médio, e uma batata pequena. A atendente me olhou como se eu fosse o último bicho de goiaba do pomar, e disparou: "Mas... é mais caro assim!". E o que vou fazer? Comprar mais batata, sem fome, só por quê é mais barato, e depois desperdiçar o alimento?
No caixa, a mesma surpresa. Incrédula, a operadora fez questão de ressaltar: "É mais caro assim".
A lógica é irracional: o combo sanduiche + refirgerante médio + batata pequena custa mais caro do que o combo sanduiche + refrigerante médio + batata média.
Só no McDonald's um item menor custa mais caro do que o maior. O racional de maior volume/menor preço só é realidade no atacado. Ou uma lata de achocolatado de 250g custa mais caro num supermercado do que a lata de 500g? Obviamente, não. (Claro: neste exemplo o preço por grama da lata de 500g pode ser mais em conta do que a de 250g. Mas o preço final da lata de 250g é menor do que o preço da lata de 500g. E este raciocínio não se aplica na terra dos Golden Arcs).
Talvez seja o fundamento da "Dieta do Palhaço"...
Aliás, quem não viu o ótimo filme, ainda pode conferí-lo em 10 partes no YouTube; a primeira segue abaixo:
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