terça-feira, 29 de junho de 2010

Problema: gases

Qual não foi a minha surpresa ao receber a minha conta Comgás com vencimento em 29/06/2010, e constatei que o valor cobrado equivale a quase o triplo do que pago normalmente.
Ligo no 0800, e peço ajuda. E então o brinde: "Por favor, Senhor, vou estar pedindo para o Sr estar indo até o relógio de medição e estar anotando os números pretos e vermelhos do mostrador". As 8PM. (Detalhe: moro no décimo-terceiro andar de um prédio).
Com categoria, respondi que não devo me responsabilizar por uma tarefa que não é de minha competência. E o clímax: "Posso estar solicitando uma visita técnica, mas isto é tarifado".

Depois de ter me sentido na ilha do Lost, voltei com meu corpo para a realidade paralela, e apelei: quero alguém em meu endereço sem ônus ou vamos resolver isto judicialmente. E, surpresa! Em menos de 24 horas um técnico veio ao meu prédio, constatou o erro de leitura, e até recomendou a troca do medidor.

Síntese: depender de uma só concessionária é sofrível. Cabe a nós, consumidores, brigar para sermos atendidos com respeito -- e assim retribuímos com inteligência.

sábado, 26 de junho de 2010

Escola Infantil x Copa do Mundo

Confesso que acompanho a Copa do Mundo de um ponto privilegiado -- de férias, em casa. Mas, ouvi nesta semana 2 histórias sobre o mesmo assunto: pais que deixam seus filhos em uma escola infantil em tempo integral, mas...nos jogos do Brasil, terão que se virar para deixar seus filhos em algum outro lugar. (Felizmente, a escola onde minha filha estuda é conduzida por seres de bom senso, e não tenho este problema).

Em síntese, as pseudo-escolas dos casos acima funcionam a partir das 14h (se o jogo estiver marcado para a manhã), ou até as 14h (se o jogo estiver marcado para a tarde).
Mas...se os pais contratam um serviço integral, é por quê precisam!
E qual foi a explicação que deram para uma mãe aflita (que foi impactada pela agenda de fãs xiitas que sequer conhecem as regras do futebol?). Isto: "Os funcionários da escola também tem direito de assisitir aos jogos". Que beleza... e o dever de cumprir o contrato assinado no início do ano? E o dever de cumprir cada minuto do serviço proposto? Afinal, as mensalidades nunca falham. Já o serviço...
Bastaria a instalação de uma TV, e juntar as crianças para assistirem juntas -- entre outras opções. E se para uma coisa tão simples o descaso já é imenso...é melhor nem pensar nas falhas de cunho pedagógico.

O "estabelecimento" em questão? Escola São Gregório, na Zona Sul Paulista, bem próxima da estação Giovanni Gronchi do metrô (Linha 5). Sequer tem um site na web. Mas fica a referência negativa de um lugar onde o entretenimento do corpo docente é mais relevante que o desenvolvimento dos alunos, ou mais relevante que a necessidade dos pais que os matriculam.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Quem ama muito tudo isso?

Fim de jogo, Brasil x Portugual. Este redator, em férias, assistiu o jogo em casa, e viu, na beira do gramado, o portentoso anúncio do McDonald's (@mcdonalds_br). A gula falou mais alto, e depois de muito tempo sem pisar num restaurante, decidi visitar a loja da Henrique Schaumann, em São Paulo.
Dado o meu apetite, pedi: um sanduiche, um refrigerante médio, e uma batata pequena. A atendente me olhou como se eu fosse o último bicho de goiaba do pomar, e disparou: "Mas... é mais caro assim!". E o que vou fazer? Comprar mais batata, sem fome, só por quê é mais barato, e depois desperdiçar o alimento?
No caixa, a mesma surpresa. Incrédula, a operadora fez questão de ressaltar: "É mais caro assim".

A lógica é irracional: o combo sanduiche + refirgerante médio + batata pequena custa mais caro do que o combo sanduiche + refrigerante médio + batata média.

Só no McDonald's um item menor custa mais caro do que o maior. O racional de maior volume/menor preço só é realidade no atacado. Ou uma lata de achocolatado de 250g custa mais caro num supermercado do que a lata de 500g? Obviamente, não. (Claro: neste exemplo o preço por grama da lata de 500g pode ser mais em conta do que a de 250g. Mas o preço final da lata de 250g é menor do que o preço da lata de 500g. E este raciocínio não se aplica na terra dos Golden Arcs).

Talvez seja o fundamento da "Dieta do Palhaço"...
Aliás, quem não viu o ótimo filme, ainda pode conferí-lo em 10 partes no YouTube; a primeira segue abaixo:

É verdade...há tempos que não posto novas situações. Mas, calma...tenho uma explicação: neste intervalo eu corri da fumaça preta, achei a Estação Cisne, viajei no tempo N vezes, estourei uma bobma de hidrogênio e continuo sem saber o que significam os números (4, 8, 15, 16, 23 e 42)!
E vou seguir também numa pegada diferente: agora via Twitter. Então, anote aí: twitter.com/hajasac.
Um abraço!