quarta-feira, 25 de abril de 2007

Deixe-se apaixonar pelo vidro de maionese.

O consumidor brasileiro deposita muita expectativa em relação às embalagens, além de muitos sentimentos, disse a diretora executiva da ABRE (Associação Brasileira de Embalagens), Luciana Pellegrino.

As expectativas são depositadas porque o consumidor prevê a qualidade do produto por meio da embalagem, espera facilidade de manuseio e uma amplitude e clareza das informações descritas, afirmou a diretora com base no estudo "A percepção do consumidor em relação às embalagens", realizado pela Research Internacional para o Comitê de Estudos Estratégicos da ABRE.

Leia a noticia aqui

***

Se enquanto voce estiver no supermercado alguem lhe oferecer flores, isso e' Impulse.

segunda-feira, 23 de abril de 2007

Clube da luta

Clubes não devem indenização a sócios que tiverem seus carros furtados na dependência do estabelecimento, a não ser que haja norma expressa em que a entidade assuma a responsabilidade pelos danos. O entendimento é da 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça. Leia a noticia completa aqui.
***
Uma senhora teve sua moto furtada dentro do clube e nao foi indenizada.
Um passeio no clube pode se transformar em dor-de-cabeca... Atencao!

sábado, 21 de abril de 2007

Seguro: idade não justifica reajuste

Sem previsão no contrato, a mudança de faixa etária não dá à seguradora o direito de aumentar o preço do seguro. O entendimento é da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.
Leia a noticia completa aqui.
***
Ao comprar um seguro, leia atentamente todas as condicoes do produto.

terça-feira, 17 de abril de 2007

Olho Vivo 2: Blu-Ray vs. HD-DVD

Em muito pouco tempo, será possível ter em casa um Blu-Ray ou um HD DVD. Mas as novas tecnologias vão obrigar o consumidor a trocar vários aparelhos eletro-eletrônicos, e o DVD Players que conhecemos se transformará em peça de museu.
Acompanhe a "guerra" dos formatos! O video abaixo explica mais sobre as principais diferencas entre os formatos.

domingo, 15 de abril de 2007

Que mundo voce vai deixar para o seu filho?

Hoje nao vou condenar as mazelas do atendimento ao Cliente. Nao vou destacar o que ha' de pior ou de melhor no trato com o consumidor. Nem pensar na multidao de acefalos teleguiados por metas de atendimento ou de vendas, quase sempre desestruturadas.

O destaque do Haja SAC de hoje vai para o documentario "Uma Verdade Incoveniente", apresentado pelo ex Vice-Presidente dos Estados Unidos, Al Gore. A nossa atitude diaria para minimizar as emissoes de CO2 tem que ser combinada com a escolha de fornecedores e fabricantes que tambem compreendem a gravidade da situacao, e que empregam mecanismos socio-ambientais sustentaveis e dignos de merecerem nossa confianca. Ou melhor: a confianca dos nossos filhos, que viverao neste planeta.

Existem muitas coisas que podemos fazer JA':
  • Prefira carros "FLEX"; e, mesmo assim, utilize-o o menos possivel. Abasteca-o com alcool, visto que sua queima emite menos poluentes. Acompanhe de perto o movimento da industria automobilistica, e tambem a de combustiveis;
  • Plante arvores! Neutralize o CO2 que voce emite! Clique aqui para calcular sua emissao anual e conheca a quantidade de arvores que voce tem que plantar para neutralizar tal emissao. Conheca a neutralizacao que seu fornecedor/fabricante pratica! Se inexistente, cobre! (Ex: a producao e ditribuicao da edicao 439 da Revista Epoca emitiu 360 toneladas de CO2, que foram neutralizadas com o plantio de 2006 arvores de diferentes especies da Mata Atlantica).
  • Reduza! Recicle! Reutilize! Prefira produtos comercializados em embalagens reciclaveis/recicladas. Se voce mora num edificio, peca para o seu sindico instalar as lixeiras para coleta seletiva, e incentive seus vizinhos a participar!
Visite o site do filme do Al Gore.
Faca algo - e cobre sempre! - enquanto ainda temos (pouco) tempo.

sábado, 14 de abril de 2007

Para refletir: Stephen Kanitz

Ponto de vista: Stephen Kanitz
(Revista Veja, data de capa 18/04/2007)

Alô, alô, tem alguém aí?

"Odeio ligar para empresas que têm mais de
3 000 funcionários, mas não têm como contratar
uma única telefonista. Você é tão insignificante
que falar com você foi considerado um serviço não
essencial. Você foi terceirizado para outra empresa"

Eu odeio ter de ligar para o meu cartão de crédito, para o meu provedor de serviços telefônicos, para o meu provedor de celular e para a grande maioria das empresas que têm mais de 3.000 funcionários, mas não têm como contratar uma única telefonista.

São empresas que dizem prezar o "relacionamento" com o cliente e começam com uma gravação que, sem um bom-dia sequer, vai logo ditando ordens e instruções.

"Se você é cliente com conta atrasada, disque 1. Se você é empresa jurídica, disque 2. Se você é um novo cliente, disque 5. E, se não for nenhuma das alternativas acima, dane-se!"

Eu sempre começo discando o 5, na suposição de que irão tratar melhor um cliente em potencial do que um cliente antigo. Ledo engano, logo me transferem para um departamento chamado "Todos os nossos atendentes estão ocupados".



Durante a longa espera, uma gravação pede: "Favor digitar o número do seu cartão de crédito, o número do seu protocolo de reclamação, o seu CEP, CPF e RG, bem como o nome completo de solteira da sua mãe". Só que a primeira voz humana que aparece pede para eu repetir tudo novamente. Quem manda obedecer a uma gravação?

Pior é quando uma empresa telefônica pede para digitar o número de seu telefone e DDD. Se nem a sua própria empresa de telefonia sabe o seu número de telefone, você está na empresa errada.

Não desperdice o valioso tempo do atendente reclamando dessa hora de espera perdida. Você só tem cinco segundos, lembre-se de que o tempo precioso é o DELE, e é melhor usar os segundos para fazer a reclamação que realmente precisa ser feita.

Passou do tempo, a linha cai. Apesar de eles terem o seu número de telefone no cadastro, jamais telefonarão de volta. Eles simplesmente não têm tempo para isso, o desocupado nessa história é você. Na sua nova ligação nem tente solicitar ser atendido pela mesma pessoa que já sabe o seu CPF e RG, porque não transferem. O tempo precioso, repito, é o deles, e já estão atendendo outra ligação.

O que a maioria das pessoas não sabe é que você nem sequer está conversando com um funcionário da empresa que lhe presta serviços. Você está conversando com uma empresa especializada, terceirizada, que pesquisou anos a fio a melhor forma de tratar você. É o melhor que eles conseguem.

Não adianta pedir para falar com o presidente da empresa, porque eles estão a quilômetros de distância, e de propósito. Você é tão insignificante que falar com você foi considerado um serviço não essencial, por isso você foi terceirizado para uma outra empresa.

Lembre-se de que o atendente e seu supervisor já ouviram todo tipo de desaforo possível antes de você disparar os seus. Eles são totalmente imunes. Todos já ouviram coisas muito piores do que as que você jamais seria capaz de dizer, e você só estará aumentando a sua pressão arterial à toa.

Ultimamente eu tenho tido mais sorte ligando para o departamento de acionistas do que para o departamento de atendimento ao cliente. Dou um número de acionista qualquer e comento o que pretendo dizer na Assembléia dos Acionistas sobre a não-solução do meu problema.

Como muitos presidentes dessas empresas estão mais preocupados com suas stock options do que com seus clientes, tratarão melhor você como acionista do que como cliente.

Em vez de ameaçar cancelar o serviço, que é outra via-crúcis que poucos conseguem completar, ameaço escrever a todos os analistas de bolsa que acompanham os papéis da empresa, recomendando que vendam as ações de companhias que nem se importam em dizer "alô" a seus clientes.

Não adianta ameaçar "ir para a imprensa". O tratamento é exatamente igual. O que funciona é ameaçar ir para a próxima reunião da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais, a Apimec. Aí, eles tremem na base.

O pior é que no futuro tudo isso só vai piorar. Essas empresas de telemarketing serão um dia substituídas por outras de bem mais longe, em Goa, na Índia. E ficaremos felizes em ser recebidos com sotaque português.

No fundo, você é feliz e não sabe. Você simplesmente não imagina o futuro que nos espera.

Stephen Kanitz é formado pela Harvard Business School
(www.kanitz.com.br)

***

Orgulho-me de ser Administrador de Empresas a cada vez que leio um artigo do Kanitz na VEJA.

Haja SAC tambem e' servico: visite o site da APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais)

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Consumidor não vai mais pagar CPMF em empréstimos

O governo vai isentar os empréstimos feitos junto ao sistema financeiro por pessoas físicas e jurídicas da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), informou ontem o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Segundo ele, ainda não há uma definição se essa desoneração será praticada de uma única vez ou se a alíquota da contribuição, hoje de 0,38%, será reduzida gradativamente ao longo dos próximos três anos, a partir de 2008.

(Leia a noticia integral, publicada na Gazeta Online, aqui)
***
OK. Mas e' insuficiente para impactar positivamente o consumo no Brasil.
Todas as relacoes comerciais (e de consumo) do pais precisam e' de um alivio na carga tributaria.

domingo, 8 de abril de 2007

PROCON-SP: as 10 mais reclamadas de 2006



Confira a lista completa, publicada em 15/03/2007, no site da Fundacao PROCON-SP.

sábado, 7 de abril de 2007

Munik: detonando o e-commerce brasileiro.

Esta e' pra combinar com o feriado - que e' particularmente especial pelo sortimento de chocolates 'a disposicao. Minha esposa entrou no site da Chocolates Munik no dia 03/04/2007 e fez um pedido no site - que se resume a um formulario mulambento.
Mas... conhecendo o chocolate - que e' bom - confiou na experiencia oferecida. Ao enviar o formulario, uma mensagem pediu que ela aguardasse um contato por telefone. (Ja' comecou mal... e-commerece meia-boca em plena era digital).

E nada de ligarem de volta. No dia 04/04/2007, ela resolveu telefonar para saber sobre a entrega do pedido, quando foi brindada: "Sabe como e'... muitos pedidos...mas, em que regiao a Sra. mora?". Ao responder "Zona Oeste", a placida atendente devolve: "priorizamos a entrega apenas para a Zona Leste da capital".
E minha esposa: "Mas... voces nao vao entregar, mesmo com atraso?". E o climax: "Nao".
***
Nao tiveram a decencia nem de sugerir um loja fisica ou alguma alternativa. Claramente, nao precisam do nosso pedido, nem de algum incremento em vendas.
E' lamentavel como aventureiros ainda decidem se arriscar na internet, sabendo que nao tem a menor competencia. Se for Munik, fuja!

quarta-feira, 4 de abril de 2007

Olho Vivo 1: Conta Salario

Esta' no ar desde 02/04/2007 a resolucao 3402/06, do Conselho Monetario Nacional (CMN), que preve a conta-salario. Definicao de conta-salario, pelo Banco Central:

"É um tipo especial de conta de depósito à vista destinada a receber salários, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares. Não é movimentável por cheques e é isenta da cobrança de tarifas. O instrumento contratual é firmado entre a instituição financeira e a entidade pagadora. Não está sujeita aos regulamentos aplicáveis às demais contas de depósitos".

Em miudos: voce tem o poder de escolher o banco onde voce quer receber o seu salario. Por enquanto, a resolucao e' valida apenas para contratos de pagamento de salarios firmados a partir de Setembro/2006, para empresas privadas. Observe que a conta nao tem talao de cheques; tem apenas cartao magnetico e um conjunto limitado de funcoes/transacoes.

terça-feira, 3 de abril de 2007

Que TIM e' teu?

Depoimento de Pollyana Marques relatando sua experiencia ruim com a operadora de celular TIM.


segunda-feira, 2 de abril de 2007

INMETRO III: Eletroeletronicos

O ultimo episodio da serie de avaliacao dos SACs.
17 empresas avaliadas: Arno, Blac & Decker, Brastemp, CCE, Continental, Dako, Electrolux, LG, Mallory, Motorola, Nokia, Philips, Samsung, Sanyo, Siemens Mobile, Sony Ericsson e Springer Carrier.
5 reprovadas: LG, Mallory, Samsung, Sanyo, Siemens Mobile.

Veja o video aqui, e veja o relatorio detalhado aqui.

domingo, 1 de abril de 2007

Gafisa: a "ilha" e' opcional

No Alto da Lapa, em Sao Paulo, um morador de uma simples casa nao concordou com a proposta de compra realizada pela construtora, que planeja construir um condominio de luxo no local. A recusa do tal morador nao impediu a continuidade da obra.
Veja a noticia completa - e as impressionantes fotos - aqui

***
1 apartamento por andar. Ampla vista para um sobradinho. Oportunidade!

Voando com o inimigo

Fico imaginando o estado de nervos de passageiros em todo o pais, na tarde da ultima sexta-feira, quando os controladores de voo declararam greve. (E militares podem fazer greve?).
Pensei na hora em colegas de trabalho que passaram a semana em Sao Paulo, e voltariam para as suas casas (EUA, Cingapura, Argentina); e tambem em civis, que sonhavam em chegar logo em seus lares, ou curtir uma viagem programada com antecedencia.
Companhias aereas 'a parte, o Haja SAC convida todos a uma reflexao sobre o nivel de servico prestado pela falida e vexatoria administracao do espaco aereo brasileiro. Pense no (alto) imposto que voce paga e no retorno que voce nao tem; na demencia de considerarem uma copa do mundo em 2014 num pais sem aeroportos e que e' refem de uma infraestrutura esqualida - onde o unico aparelhamento que funciona bem e' o politico, na esfera da maquina publica.
Vencedores sao os presidentes de companhias aereas que conseguem inovar e revolucionar, mesmo com a falta de decencia governamental para pavimentar o crescimento do pais.

Alem do dano de imagem ao Brasil do samba, bunda e carnaval, computa-se por ai o prejuizo de companhias aereas e passageiros com hospedagens, alimentacao, e transferencia de voos.
Meu entendimento e' que: caso o passageiro tenha que arcar com despesas dessa natureza, que guarde todos os comprovantes para cobrar a companhia aerea pelo reembolso. Essa, por sua vez, pode se valer do direito de regresso contra o Ministerio da Defesa ou Infraero, ou o que for mais adequado.

Para colocar nos "Favoritos": consulte no site da Infraero, em tempo real, o status de cada voo e o
furdunço em cada aeroporto.
***
Para ter crescimento, o pais tem que querer crescer. Submeter uma nacao ao ridiculo nao e' perdoavel. Pense nisso sempre que votar - a urna e' o melhor 0800 que existe.